Notícias

< < Voltar

Data: 15/10/2021

Paraná é líder de exportação de carne halal

Neste ano foram mais de US$ 610 milhões em exportação de carne bovina e de frango

O estado do Paraná é o maior exportador de carne halal do Brasil, considerando os derivados de aves e bovinos.
A carne chamada halal segue um método produtivo diferente, quando um produto recebe este certificado, significa que seu consumo é lícito e permitido ao mulçumano, cumprindo requisitos da religião que envolve não apenas alimentos, mas também produtos fármacos, cosméticos, turismo e vestuário.
Quanto à proteína animal, o procedimento diferenciado inclui aspectos como a matéria-prima, higienização, armazenagem e transporte.
Os abates desses animais seguem as regras da religião, precisa ser feito por abatedor ou supervisor muçulmano, por método de corte por lâmina no pescoço, indolor e sem insensibilização elétrica. O sangue, que é considerado impuro para os islâmicos, precisa ser drenado. A linha de abate deve estar posicionada em direção à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, geralmente indicada por setas no chão dos frigoríficos.
O armazenamento e o transporte são feitos em galpões separados dos outros tipos de carne e o processo produtivo também não pode incluir a contaminação cruzada com substâncias proibidas pelos princípios religiosos, como o álcool, por exemplo.
O estado do Paraná exportou US$ 618,172 milhões para os consumidores mulçumanos em todo o mundo, que são cerca de quase 2 bilhões em um conjunto de 22 países de maioria árabe no Oriente Médio e norte da África, e tem potencial para entrar nesse mercado com ainda mais intensidade. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), o estado tem 31 frigoríficos habilitados.
Depois do Paraná o segundo colocado no ranking de exportações de proteína halal é o Rio Grande do Sul, sendo seguido por Santa Catarina.
Sendo o maior produtor de carne de frango do país, o Paraná também se destaca nas exportações dessa proteína, e o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, destacou uma série de características que permitiram e permitem ao Paraná ser o protagonista na produção em larga escala. Entre elas, clima favorável, disponibilidade de água, terras férteis, grãos cultivados nas proximidades das integrações, grande prevalência de pequenas unidades produtivas com perfil de agricultura familiar, que é preferido pelas empresas integradoras, e infraestrutura para o escoamento.
Foto: Divulgação/IDR-PARANÁ

Outras Notícias

Ver Todos

21/05/2025
Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência
A certificação é concedida a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos como qualidade assistencial, capacidade de inovação, eficiência em gestão e apoio ao SUS
21/05/2025
Olhos indicam risco de doenças cardíacas e AVC
Pesquisa associa um tipo de degeneração macular a doenças cardíacas e AVC. Entenda.
20/05/2025
Tecnologia em alta: conheça cinco linguagens de programação para iniciar a carreira no setor mais promissor do mercado
Diretor da Microlins destaca as ferramentas quem deseja ingressar na área e ampliar as chances de conseguir um emprego
20/05/2025
CFM publica resolução que estabelece novos parâmetros para a cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil
60% das crianças obesas possuem tendência para atingir a obesidade mórbida, sendo benéfica a intervenção em casos bem indicados
20/05/2025
Sicoob se destaca no Prêmio BNDES 2024 com reconhecimento em cinco categorias
Instituição ficou com a primeira colocação em + Verde, demonstrando papel de liderança em apoio a iniciativas sustentáveis
20/05/2025
Governo Federal regulamenta Nova Política de Educação a Distância
Cursos de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.