Notícias

< < Voltar

Data: 06/05/2022

Dois Vizinhos disponibiliza remédios em seis Unidades de Saúde

O atendimento na distribuição de medicamentos triplicou

Quem não pode pagar por remédios ou tratamentos tem o direito, por lei, de recorrer à rede pública de saúde. Só o SUS disponibiliza uma lista de 560 medicamentos que são distribuídos gratuitamente em todo o país. Conforme a Farmacêutica Responsável pela Secretaria de Saúde do Município de Dois Vizinhos, Nelciane Moretto Estivalet, hoje o município realiza a distribuição desses medicamentos em seis locais, sendo dois deles no campo: Posto de Saúde no Bandeira e de Santa Lucia, e quatro deles na cidade: Posto de Saúde Colina, Santa Luzia na UPA e na Unidade Central, e ainda neste mês estará abrindo também no Posto Meredick e futuramente no Posto do Lurdes e da Luz.
Conforme ela, para fins de centralização, os remédios na Unidade Central são disponibilizados além dos normais, os remédios do Estado, os judiciais, Sae (remédios para pacientes com doenças infectocontagiosa como HIV e Hepatite) e os ranchos que são direcionados mais às pessoas especiais, pacientes com câncer e acamados.
Todas os demais pacientes que fazem uso de remédios contínuos, as carteirinhas, remédios de pressão, diabete e os remédios indicados nas consultas feitas no Postinho, podem retirar em qualquer uma das farmácias citadas acima, ficando assim mais rápido o atendimento e de forma que não crie grandes filas de espera. Lembrando das exceções conforme acima, que estes são apenas na Unidade Central.
Em média, somente na central, estão sendo atendidos aproximadamente 300 pessoas ao dia, mas entre os dias 05 e 14, período que é feita a entrega dos remédios do estado, os ranchos judiciais, o número de atendimento chega a 500 pessoas. Por isso a Secretaria pede para que os pacientes que puderem se dirigir a um dos postos de Saúde ou à UPA que também contém farmácia, isso diminuirá as filas da central e consequentemente o atendimento será mais rápido e com mais qualidade a todos.
De acordo com Nelciane o aumento no fornecimento de medicamentos cresceu nesta gestão em 3 vezes mais, por exemplo, antes a distribuição era feita para 100 pessoas hoje esse número está em mais de 300/dia.
O horário de atendimento das farmácias nos Postos de Saúde é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17hs, já na UPA o atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 22h.

Outras Notícias

Ver Todos

19/05/2025
SUS realiza primeiras aplicações do zolgensma, medicamento de R$ 7 milhões para crianças com AME
Com modelo inédito, um dos mais caros medicamentos do mundo é ofertado de forma gratuita na rede pública. Expectativa é atender 137 crianças com a condição rara em dois anos
19/05/2025
Tribarrense morre em confronto com a Polícia Militar
O segundo envolvido, de 26 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cascavel
19/05/2025
Livro digital e gratuito com mais de 600 imagens documenta as inundações de 2023 e 2024 no Rio Grande do Sul
Obra já disponível e reúne registros visuais, análises técnicas e reflexões sobre os eventos climáticos extremos que transformaram paisagens, memórias e trajetórias na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas
16/05/2025
Com produção mais responsável, setor de eletroeletrônicos investe em plástico reciclado
Segundo o levantamento, o setor cresceu 19% na utilização de materiais reciclados em produtos alternativos e outros componentes
16/05/2025
Confirmado primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos
16/05/2025
AMOP lança a 20ª edição do FERMOP com homenagens e anúncio das etapas de 2025
Quedas do Iguaçu será palco da abertura do FERMOP 2025, marcada para 27 de junho

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.