Toledo tem um diferencial pelo número de parques e praças disponíveis para momentos de lazer com a família ou os amigos e também para quem deseja um convívio mais próximo com a natureza. No período de férias o fluxo de visitantes aumenta devido o horário de verão e das atividades esportivas e de recreação realizadas nos locais.
O município conta com diversas áreas verdes, pistas de caminhadas, ciclovias, quadras esportivas e academias de musculação ao ar livre. Um dos pontos mais frequentados é o Parque Temático das Águas que fica junto ao Parque dos Pioneiros, na Vila Pioneiro. De acordo com diretor de Parques Urbanos, Altevir Neves, o local fica aberto de quarta a domingo, das 14h às 18h. “Após os feriados de fim de ano voltamos com o atendimento normal no Parque das Águas, os exames médicos podem ser realizados todos os sábados na parte da tarde e a temporada segue até o dia 29 de fevereiro”, explicou.
Um dos tradicionais espaços de lazer da comunidade de Toledo, o Parque Ecológico Diva Paim Barth, é outra opção para quem gosta de se exercitar e passear com a família. Dia 18 de janeiro, o Programa Verão no Parque, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), retorna diariamente com as atividades sempre entre 17h e 20h30. “O Verão no Parque atrai um grande número de participantes, nas segundas e quartas-feiras temos um professor que realiza aulas de danças e ritmos coreografados e nos outros dias atividades físicas variadas como o empréstimo de bicicletas, jogos de basquete, vôlei e futsal, é só chegar e participar”, afirmou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.
Para a moradora do Jardim Filadélfia, Rosimeire Alves, das atividades realizadas por quem frequenta o parque, andar de bicicleta é a ‘febre’ do momento. “Pedalar virou um programa para toda a família, enquanto as mães fazem caminhada ou aula de dança os filhos se divertem com as bicicletas. Eu mesma não tenho uma infantil em casa e venho ensinar meu filho de seis anos aqui já que a Prefeitura disponibiliza a bicicleta”, reiterou.
Outro projeto desenvolvido pela SMEL é a Trilha do Remo, praticado no Parque dos Pioneiros e no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, localizado na Vila Industrial. “Foi um projeto lançado ano passado e teve boa aceitação, os equipamentos são dos próprios praticantes que podem utilizar o lago do parque diariamente entre 17h e 20h. Além do remo é praticado também o stand-up padle e o caiaque”, explicou Marli.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Edemar Rockenbach, esta convivência com a natureza faz com que o cidadão na sua hora de lazer não precise ir até a praia ou viajar para longe, mas que encontre aqui um ambiente adequado para o relaxamento do stress vivenciado no decorrer do ano. “Toledo é um belo lugar para descansar, com frequência observo veículos com placas de outras cidades e inclusive até de fora do país, como Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Além dos moradores de Toledo pessoas de vários lugares encontram aqui um ambiente acolhedor e apropriado para um bom descanso”, disse.
Edemar acrescentou que a Secretaria do Meio Ambiente ainda trabalha na construção de novos parques lineares, próximos as sangas, restaurando e preservando todas as nascentes. “Nosso objetivo é fazer com que a comunidade ribeirinha que vive nos córregos participem da manutenção destes espaços, que é deles, lugar onde as crianças brincam, se divertem e convivem com a natureza. Isso é fundamental para uma boa qualidade de vida”, destacou.
Assessoria - Prefeitura de Toledo