Os novos membros do Conselho Tutelar de Toledo foram empossados na manhã de domingo (10) no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura. As eleições aconteceram no dia 4 de outubro em todas as cidades brasileiras. A partir de agora o município terá uma segunda equipe de conselheiros. Cada equipe é composta por cinco membros.
A cerimônia de posse aconteceu durante uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram empossados 10 conselheiros tutelares titulares e quatro suplentes. Os mesmos atuarão na gestão que compreende quatros anos (2016-2019). As duplas de plantonistas já saíram da cerimônia assumindo suas funções.
O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Rodrigo Rodrigues Dias, deu as boas vindas aos novos integrantes do Conselho Tutelar. “Aos que vão assumir essa importantíssima missão, esperamos que possamos trabalhar juntos em harmonia com a rede, com o Ministério Público e com o CMDCA”, desejou o juiz. É necessário ter alguém de confiança para que as famílias procurem o atendimento dos conselheiros.
A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Elis Francini Souza Coelho, agradeceu o trabalho dos conselheiros que encerraram suas atividades nessa data e também recepcionou os novos membros, lembrando as ações realizadas pelo CMDCA no período que antecedeu a posse dos conselheiros, além de lembrar algumas de suas responsabilidades com a comunidade.
“A missão que cada conselheiro tem é muito importante: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Desejamos que consigam desempenhar esse papel com muito respeito, agindo na legalidade, que esse seja um princípio de todos os conselheiros que assumem essa caminhada hoje”, desejou a presidente do Conselho.
O prefeito Beto Lunitti reforçou o compromisso com a criação de mais uma equipe de conselheiros tutelares. Desejamos que os conselheiros desempenhem bem suas funções de acordo com o que é preconizado pela legislação. Sabemos que serão quatro anos de bastante trabalho. Nossa administração está de portas abertas para construirmos essa comunidade. O país muda com o exemplo dos municípios. E nós estamos fazendo a construção efetiva de nossa cidadania, com uma sociedade mais justa e solidária, no sentindo de dar o carinho que nossas crianças merecem”, explanou o prefeito Beto Lunitti.
Segundo a secretária de Assistência Social e Proteção a Família, Rosiany Favareto, a ampliação da equipe de conselheiros, agora empossados, trará grandes avanços para a cidade. “O prefeito Beto Lunitti assumiu esse compromisso de mantermos uma equipe para cada cem mil habitantes. A ideia é que tenhamos mais avanços na proteção da criança e do adolescente”, afirma.
O secretário de Comunicação Wanderley Graeff acompanhou a cerimônia. O vereador Vagner Delábio, que representou o legislativo na ocasião, também desejou sucesso na nova jornada dos conselheiros.
Conselho Tutelar I e II
A partir desta segunda-feira (11) o Conselho Tutelar passa a atender com duas sedes. O Conselho Tutelar I atenderá provisoriamente na Rua Mário Pudel, nº 140 - Vila Pioneiro (próximo a Escola Municpal Walter Fontana). Telefone (45) 3378-4671 e número de plantão 9107-5213. Os membros que atenderão nessa região são Derli Ferreira Gomes de Jesus, Cezar Francisco, Maria da Conceição de Faria, Laurentina Pavan e Rafael Araújo de Santana Wutzke.
Já o Conselho Tutelar II atenderá no endereço antigo, na Av. Barão do Rio Branco, nº 2778 – Centro (próximo a Rodoviária). Telefone (45) 3379-2712 e número de plantão 9972-6932. Os membros que atenderão nessa região são Maicon Ricardo Lopes, Delezir Luiza Rocha, Adergecino Chavier dos Santos, Paulo Mantelli e Silvana Correa da Silva.
“É um Conselho com duas sedes, porém é uma instituição única, todos os procedimentos são iguais. Além disso, são autônomos, não tem vinculação nenhuma com a Secretaria de Assistência”, esclareceu a Secretária.
Os conselheiros suplentes que, por ventura, poderão assumir uma das vagas são: Rafael Soni, Roseli do Carmo Kingeski Antunes, Roseli de Oliveira Costa, e Leopoldina Pereira de Magalhães.
Abrangência
Cada equipe do Conselho Tutelar ficará responsável por uma área de abrangência, definida a partir de critérios que envolvem desde número de crianças, senso do IBGE, até mesmo território com maior vulnerabilidade social. “O que define a área de abrangência dos equipamentos não é apenas uma divisão geográfica. Todos esses critérios são avaliados. E os atendimentos serão realizados conforme a área de abrangência que pertencem”, explicou a Secretária de Assistência Social.
O território de abrangência do Conselho Tutelar I envolve: Vila Pioneiro, Vila Operária, Vila Boa Esperança, Jardim Maracanã, Jardim Alto Alegre, Paulista, Jardim Paraíso, Bandeirantes, Park Verde, Jardim da Mata, Jardim Laranjeiras, Jardim Europa/América, Concórdia, Independência, Bela Vista, Santa Clara III, Pedrini, Jardim Heloísa, Jardim Carele, Bom Jesus, São Pelegrino, Pinheirinho, Santa Clara V e Santa Clara IV. Distritos: São Luiz do Oeste, Ouro Preto, Boa Vista, Vista Alegre e Bom Princípio.
O território de abrangência do Conselho Tutelar II envolve: Vila Becker, La Salle, Santa Maria, Tocantins, Vila Industrial, Jardim Gisele, Fachini, Jardim Coopagro, Planalto, Pancera, Basso, Anápolis, Santa Clara I, Pascali, Filadélfia, Vila Panorama, São Francisco, Cerâmica Prata, Bressan, Parizotto, Belo Horizonte, Croma, Santa Clara II, Jardim das Torres, Cezar Park, Vila Rural, Centro e Jardim Porto Alegre.
Distritos: Concórdia D’oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Ipiranga, Vila Nova, Novo Sobradinho, Vila São Miguel e Novo Sarandi.
Assessoria - Prefeitura de Toledo