O brasileiro Wendell Lira conquistou na segunda-feira (11), o Prêmio Puskas, de gol mais bonito de 2015, durante a cerimônia da Bola de Ouro da Fifa.
Desconhecido do grande público até ser indicado ao prêmio, Wendell Lira conquistou o prêmio graças ao gol marcado quando atuava pelo Goianésia na partida contra o Atlético Goianiense pelo Campeonato Goiano de 2015.
Wendell recebeu um passe pelo alto na grande área do Atlético e marcou com um acrobático voleio. “Davi e Golias, quando Golias apareceu, creio eu que todo mundo olhava para ele e falava 'ele é muito forte, ele é muito grande, não tem como ganhar dele'. Davi quando olhou para Golias disse: 'Ele é muito grande, não tem como errar.' E é assim que temos que lidar com nossos problemas diários na nossa vida", disse o brasileiro ao receber o prêmio, concedido em votação popular pela Internet.
A mãe de Wendell, Maria Edileuza, 50 anos, é dona da Lanchonete Goiânia Bacana – que funciona no condomínio onde ela mora e serve, além de lanches, café da manhã, almoço e jantar. Ela conta que Wendell levantava as 3h da manhã para ajudá-la. “Ele ia de madrugada comprar pão, pão de queijo, salgado… Ele ficava no caixa, atendia os fregueses, os clientes interfonavam e ele fazia entrega. Às vezes ele fazia até um macarrão pros clientes, jogava queijo ralado.
A história de Wendell sempre teve muito trabalho, ele inclusive pensou em desistir do futebol antes de entrar no Goianésia-GO. Mais as dificuldades não o fizeram desistir, prova disso foi o prêmio conquistado.
Wendell deixou para trás o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o italiano Alessandro Florenzi, da Roma, que eram os dois outros finalistas do prêmio
Confira o vídeo do Esporte Interativo que mostra cada gol indicado ao prêmio.