Notícias

< < Voltar

Data: 11/04/2016

Educação Especial é tema de reunião na Unioste

O evento foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Aconteceu na ultima sexta-feira (08) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, uma reunião com entidades ligadas a Educação Especial e de Pessoas com Deficiência. A pauta do encontro foi a "Análise e discussão das minutas sobre normas para Educação Especial no sistema estadual de ensino, colocadas em consulta pública pelo conselho". O evento foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que integra o Fórum de Educação dos Colégios de Ensino Superior do Estado do Paraná.

"Recebemos a comunidade municipal e regional de Educação Especial, pais de crianças com deficiências, adultos com deficiência e representantes do movimento Olhar Down de Cascavel, que foi criado por pais de crianças portadoras da Síndrome de Down", disse a professora da matéria de Fundamentos da Educação Especial Inclusiva do curso de Pedagogia da Unioeste, Jane Peruzo Iacono.

 A presidente do Conselho Municipal de Educação em Cascavel, Claudia Pagnoncelli, comentou que ao contrário de outros municípios do Estado, Cascavel possui um conselho que se preocupa com a Educação Especial inclusiva. "O Conselho Estadual não vem ajudando as necessidades dos grupos sobre crianças com deficiência", afirma.

 Arlei Natal Breda é pai de Pablo Henrique, 14 anos, que é portador da Síndrome de Downe diz que seu filho não é alfabetizado. "Nós, minha esposa e eu, tiramos nosso filho da Associação Pais e Amigos Excepcionais (APAE) e o colocamos em um colégio para que ele fizesse parte da inclusão social, pois esperávamos um desenvolvimento na socialização dele e o resultado foi positivo. Ele frequentou normalmente as séries e simplesmente o município o passou para a educação estadual. Ele frequenta o sexto ano, mas sem saber ler e escrever, ele esta abandonado, ficando entediado e acabando por atrapalhar os colegas de classe. Temos a necessidade e vem sendo discutido é que haja um professor exclusivo para ele, e outros, em salas de aulas, usando alternativa e adaptar materiais para ele aprender o mínimo possível de alfabetização", finaliza.

Por Assessoria

Outras Notícias

Ver Todos

16/05/2025
Com produção mais responsável, setor de eletroeletrônicos investe em plástico reciclado
Segundo o levantamento, o setor cresceu 19% na utilização de materiais reciclados em produtos alternativos e outros componentes
16/05/2025
Confirmado primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos
16/05/2025
AMOP lança a 20ª edição do FERMOP com homenagens e anúncio das etapas de 2025
Quedas do Iguaçu será palco da abertura do FERMOP 2025, marcada para 27 de junho
16/05/2025
SAMU de Três Barras recebe nova ambulância e reforça estrutura de atendimento
Reforço na estrutura do SAMU garante mais agilidade e segurança no socorro a emergências
15/05/2025
Vacinação nas Escolas, ciência e defesa da vida
De 19 a 30 de maio, escolas da rede municipal recebem campanha de imunização que leva proteção
15/05/2025
Três Barras do Paraná é contemplada com 15 casas populares pelo programa Casa Fácil
Com apoio do deputado Gugu Bueno, município recebe investimento de quase R$ 3 milhões

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.