O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu diversos aplicativos para que os cidadãos possam acompanhar as eleições municipais de 2016 pelo celular. Ao todo, 11 ferramentas vão estar disponíveis durante a campanha para que eleitores se informem sobre o pleito e, até mesmo, fiscalizem os candidatos
Na quinta-feira, 18, houve o lançamento de mais um app. que tem como objetivo permitir ao cidadão denunciar irregularidades durante a campanha. Batizado de "Pardal", o aplicativo possibilita informar, em tempo real, a existência de um problema eleitoral.
Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral do Estado ou do município, que ficará encarregada de analisar a denúncia.
Para o presidente do TSE, Gilmar Mendes, a idéia da ferramenta é que as pessoas ajudem a Justiça Eleitoral a fiscalizar a eleição. "Nós temos um período muito curto de campanha, limites muito estritos de gastos, então pode correr abusos, e nós queremos que o cidadão nos ajude denunciando eventuais irregularidades", disse.
Outro aplicativo que já está disponível, ainda que com alguns problemas de atualização, é o "Candidaturas", que vai trazer uma relação de todos os candidatos, com dados como partido e número na urna, além de informações sobre as propostas, a declaração de bens e a prestação de contas dos políticos.
Entre os outros app`s dois são voltadas exclusivamente para integrantes da Justiça Eleitoral e têm como objetivo a verificação do funcionamento das urnas eletrônicas.
Em breve o TSE divulgara outras aplicaçoes para sistemas mobile, onde os eleitores poderão consultar histórico dos candidatos, assim como localização do colégio eleitoral, apuração de votos, entre outros.
Fonte: TSE