Neste sábado 20 de agosto de 2016, foi encerrada em todas as Paróquias e Dioceses do Brasil, a Semana Nacional da Família, que celebrou o tema: “Misericórdia na Família: Dom e Missão”. Esta inciativa foi proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e busca ajudar as famílias a vivenciarem a espiritualidade.
O tema proposto faz menção ao Ano Jubilar da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, que leva a Igreja do mundo inteiro a refletir e praticar a Misericórdia em sua essência cristã. Conforme destaca o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Filho, é também por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, que a Semana Nacional da Família ganha um sentido ainda maior, especialmente, porque convida as famílias a serem misericordiosas em suas relações. “Nós estamos vivenciando essa beleza que é o Ano da Misericórdia, no qual a Igreja está sendo convidada a redescobrir a misericórdia de Deus para a vida dos homens e anunciar essa misericórdia”.
A Semana Nacional da Família também está em sintonia com a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), lançada este ano pelo Papa Francisco. A exortação do Papa é ampla e articulada e traz desde reflexões sobre família à luz da Palavra de Deus, até orientações pastorais para a formação de famílias sólidas, sob a perspectiva divina. Neste sentido, busca-se maior aprofundamento às questões intimas da família cristã no tempo atual, procurando entender sua necessidade, clamor e dificuldades em manter-se fiel ao Plano de Amor de Deus. À luz da Misericórdia de Deus, pretende-se dar coragem e maior entendimento à família cristã, para que viva a “Alegria do Amor” em sua plenitude, sem máscaras e sem deixar de viver seu tempo atual.
Com todo este esforço claro da Igreja em valorizar a família como o terreno mais fértil e puro para cultivo do Amor e Misericórdia de Deus, têm-se uma “uma proposta para as famílias cristãs, que as estimula a apreciar os dons do matrimônio e da família e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência e ainda, porque se propõe encorajar todos a serem sinais de misericórdia e proximidade para a vida familiar, onde esta não se realize perfeitamente ou não se desenrole em paz e alegria (Amoris Laetitia).
Para saber mais sobre a Semana da Família, o Ano da Misericórdia e a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia procure o padre de sua paróquia ou a Pastoral Familiar, que lhe ajudarão no entendimento do valor apostólico e do conteúdo teológico dos documentos.
FONTES CONSULTADAS:
www.cnbb.org.br
www.vatincan.va
www.pt.radiovaticana.va
Francisco, EXORTAÇÃO APOSTÓLICA POS SINODAL: AMORIS LAETITIA. Roma, 08 de Abril de 2016.