Notícias

< < Voltar

Data: 17/01/2017

​Governo anuncia mais retrocessos na educação pública do Paraná

Ano letivo de 2017 pode começar com greve no Paraná

A direção estadual da APP-Sindicato foi convidada para uma reunião na casa civil na noite desta segunda-feira (16). Além das informações acerca dos pagamentos em atraso que já foram divulgados na semana passada, o governo do Paraná anunciou medidas que prejudicam diretamente os(as) educadores, escolas e estudantes da rede estadual.

Alterações nos critérios da distribuição de aulas – a secretária da educação, Ana Seres Trento Comin, anunciou que não serão atribuídas aulas extraordinárias e a professores(as) PSS  que tiveram qualquer afastamento por 30 dias ou mais nos últimos 3 meses de 2016. Também anunciou um novo critério para a distribuição das aulas: tempo maior de exercício em instituição de ensino nos últimos 5 anos e com menos dias de afastamentos (mesmo os legais como licença médica).

Alterações na atribuição de hora-atividade – o governo Beto Richa anunciou a redução da hora-atividade. A secretária anunciou que para cada 20 aulas distribuídas, somente 5 serão como hora-atividade. Hoje são 7, em cumprimento ao Plano de Carreira da Categoria e ao estabelecido na Lei do Piso Salarial Profissional Nacional.

A direção da APP refutou as medidas e solicitou a suspensão imediata do anúncio de tais alterações, o que foi negado pelo secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que afirmou ser uma decisão final do governo. Para os dirigentes do sindicato são medidas de ataque à categoria e que ferem os direitos dos(as) educadores(as).

Para o professor Celso Santos, Secretário de Assuntos Municipais, o que se apresenta no Paraná é um verdadeiro “estado de exceção, com punição àqueles que ficarem doentes ou usufruírem dos direitos de afastamento. Qualquer destes afastamentos irá prejudicar a atribuição de aulas e o direito dos professores”.

A secretária de finanças, professora Marlei Fernandes de Carvalho afirmou que esperava que, confirmado o crescimento da receita do Estado, o governo retomasse a negociação sobre o pagamento das dívidas com os(as) servidores(as). “Não foi uma mesa de negociação. Fomos convidados para sermos comunicados de medidas que retiram mais direitos dos educadores paranaenses”, afirmou Marlei.

A direção da APP-Sindicato convocará uma reunião com representantes de todos os núcleos sindicais para ainda esta semana para avaliar coletivamente o anúncio do governo e deliberar as medidas necessárias, como a provável convocação de uma assembleia da categoria.

Fonte: APP Sindicato

Outras Notícias

Ver Todos

23/05/2025
IPVA 2025: Prazo para placas finais 7 e 8 termina nesta sexta-feira (23)
Contribuintes devem quitar a última parcela para evitar multa de até 10% e juros; pagamento pode ser feito via Pix, apps ou cartão de crédito
23/05/2025
Quartas de Final do Campeonato Municipal de Society agitam Boa Vista da Aparecida neste domingo
Quatro jogos decisivos movimentam a Mini Arena Idemar Granetto Junior a partir das 16h; expectativa é de casa cheia e muita emoção
23/05/2025
Fermop 2025 celebra 20 anos e divulga calendário de etapas regionais no Oeste do Paraná
Festival consagrado como vitrine da cultura e da música regional terá cinco etapas, com grande final marcada para setembro, em Itaipulândia
21/05/2025
Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência
A certificação é concedida a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos como qualidade assistencial, capacidade de inovação, eficiência em gestão e apoio ao SUS
21/05/2025
Olhos indicam risco de doenças cardíacas e AVC
Pesquisa associa um tipo de degeneração macular a doenças cardíacas e AVC. Entenda.
20/05/2025
Tecnologia em alta: conheça cinco linguagens de programação para iniciar a carreira no setor mais promissor do mercado
Diretor da Microlins destaca as ferramentas quem deseja ingressar na área e ampliar as chances de conseguir um emprego

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.