Notícias

< < Voltar

Data: 18/05/2017

Campanha da Febre Aftosa em Boa Vista da Aparecida

Os produtores têm até o dia 31 de maio para vacinar o rebanho e comprovar a vacinação na Prefeitura Municipal

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em todo Paraná teve início no dia 1º de maio, e vai até o dia 31 do mesmo mês. Até agora, em Boa Vista da Aparecida, apenas 30% do rebanho foi vacinado. A meta é atingir 100% do rebanho na vacinação.
Para facilitar o trabalho na hora do registro da compra da vacina, o produtor deve levar até a agropecuária um rascunho contendo a contagem de todo o rebanho, incluindo os animais que serão vacinados e os demais também. Depois de comprar a vacina e preencher o comprovante, o produtor que residir em Boa Vista da Aparecida deve entregar sua via na Prefeitura Municipal, no setor da Agricultura, para devida atualização.
Fernando Junior do Nascimento, fiscal agropecuário e também Médico Veterinário da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), avisa que a vacina só deve ser retirada da agropecuária com o devido condicionamento, que é em uma caixa de isopor com gelo. Ele ainda comenta sobre a higiene da vacinação. “Nós gostaríamos de deixar uma dica para os produtores: lembrar sobre o condicionamento da vacina, sempre retirar das agropecuárias em uma caixa de isopor com gelo, e sobre a higienização dos materiais, as seringas de inoculação. É importante que se mantenha um padrão de higiene para evitar até algumas reações na aplicação aos animais”, afirma Fernando.
Os produtores que não respeitarem os prazos da campanha e não vacinarem o rebanho ou não entregarem o comprovante da vacina na Prefeitura serão considerados refratários. Fernando explica que, caso isso ocorra, será avaliado caso por caso. “Solicitamos aos produtores que compareçam até o final do mês, o dia 31, para fazer a sua comprovação e evitar alguma possível autuação. Produtores que não vacinaram ou não comprovaram estão sujeitos às penalidades cabíveis, dependendo do caso. A partir de então, serão avaliados caso a caso. O produtor que tem histórico reincidente está sujeito, sim, a penalidades e inclusive multas”, afirma Fernando.
O Médico Veterinário ainda alerta os produtores da movimentação dos animais após a vacina. “É bom lembrar que o movimento de animais durante a campanha da febre aftosa só é permitido após 15 dias dos animais que foram vacinados pela primeira vez, sete dias para animais que receberam a segunda dose da vacina e, a partir da terceira dose, é liberado a emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal), que é o documento que autoriza a saída do animal das propriedades. Animais para abate não precisam ser vacinados até 60 dias após o término da campanha”, comenta Fernando.
Durante o ano, acontecem duas campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa, uma em maio, onde são vacinados apenas bovinos e bubalinos (búfalos) de zero a 2 anos, e a campanha de novembro, onde são vacinados todo o rebanho, a partir de zero anos de idade.

Outras Notícias

Ver Todos

23/05/2025
IPVA 2025: Prazo para placas finais 7 e 8 termina nesta sexta-feira (23)
Contribuintes devem quitar a última parcela para evitar multa de até 10% e juros; pagamento pode ser feito via Pix, apps ou cartão de crédito
23/05/2025
Quartas de Final do Campeonato Municipal de Society agitam Boa Vista da Aparecida neste domingo
Quatro jogos decisivos movimentam a Mini Arena Idemar Granetto Junior a partir das 16h; expectativa é de casa cheia e muita emoção
23/05/2025
Fermop 2025 celebra 20 anos e divulga calendário de etapas regionais no Oeste do Paraná
Festival consagrado como vitrine da cultura e da música regional terá cinco etapas, com grande final marcada para setembro, em Itaipulândia
21/05/2025
Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência
A certificação é concedida a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos como qualidade assistencial, capacidade de inovação, eficiência em gestão e apoio ao SUS
21/05/2025
Olhos indicam risco de doenças cardíacas e AVC
Pesquisa associa um tipo de degeneração macular a doenças cardíacas e AVC. Entenda.
20/05/2025
Tecnologia em alta: conheça cinco linguagens de programação para iniciar a carreira no setor mais promissor do mercado
Diretor da Microlins destaca as ferramentas quem deseja ingressar na área e ampliar as chances de conseguir um emprego

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.