Vários alunos interessados em retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem encontrando dificuldades de comparecer as aulas devido à falta de transporte. Os principais atingidos são alunos do distrito de Santo Izidoro, no interior de Três Barras do Paraná.
De acordo com o vice-diretor do Colégio Princesa Izabel, Ireneu Fassícolo, vários alunos se matricularam e não estão conseguindo comparecer nas aulas. “É importante essa frequência, justamente para conseguir sanar essa disparidade de séries e conseguirem se formar”, disse ele.
A pedagoga Rosane Militz, explicou que o município tem um convênio com o Estado para realizar o transporte dos alunos, inclusive do EJA. Segundo ela, “qualquer transporte escolar é de responsabilidade do município, uma vez que o Governo faz os repasses”. Como não há turmas de EJA no distrito, Rosane considera importante que o município auxilie nas condições para que eles possam estudar na sede da cidade.
O prefeito de Três Barras do Paraná, Helio Bruning, disse que até o momento não tinha conhecimento do fato. Explicou que não há ônibus do período noturno que circule por Santo Izidoro, mas que os alunos devem reportar a situação na Secretaria de Educação.
Um protocolo para retomar o transporte foi solicitado pelo vereador Leandro Salla (PSC), o qual fala que este benefício acontecia no município desde 2012, sendo paralisado no início deste ano. De acordo com ele, 11 alunos dependem do transportem para continuar os estudos, sendo que cinco deles estariam concluindo até o final do ano.