
O município de Boa Vista da Aparecida estava há praticamente 60 dias sem chuva, com registro de apenas um evento de cinco milímetros durante todo este período. A estiagem associada à geada intensificou as perdas na cultura do trigo, chegando a uma estimativa de 40% de perda na produção prevista.
A pecuária também registrou prejuízos, principalmente para o produtor que não tinha reserva de ração, como silagem. Com isso, os animais foram obrigados a se alimentar desta pastagem seca. Consequente, houve perda de peso dos animais e perda na produção de leite.
Com a chuva registrada esta semana, segundo o diretor de agricultura, Ademir Spohr, a vida voltou ao campo. “Essa chuva foi muito boa, precisávamos dela. Quarta-feira e quinta-feira foram registrados 22 milímetros de chuva, e agora podemos dizer que a vida volta ao campo, com a brotação dos pastos, brotação da amora para o bicho da seda e, neste momento, a chuva estaciona também as perdas com a cultura do trigo. Os produtores deverão ter um cuidado especial agora, especialmente com o gado de corte. Devem ficar sempre atentos com os cuidados com a alimentação dos animais”, explica Spohr.
Segundo o Simepar, Sistema Metrológico do Paraná, até Domingo o sol deve aparecer entre nuvens, com mínima de 8°C no sábado e máxima de 22°C no domingo.