Notícias

< < Voltar

Data: 26/04/2018

Remédios vencidos devem ser entregues na Farmácia do Posto de Saúde em Três Barras

O descarte incorreto dessas substâncias causa prejuízos ao meio ambiente, e a Secretaria de Saúde realiza o descarte correto

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras do Paraná vem desenvolvendo atividades preventivas, visando melhorar a qualidade de vida da população.

Após um levantamento realizado pela equipe, foi possível observar que o descarte de medicações vencidas ou até mesmo as sobras de tratamentos não têm destinação correta.

A farmacêutica Daiane orienta a população sobre a forma correta do descarte e os perigos que ocorrem quando esse processo não ocorre. "Os remédios têm muitas substâncias químicas, então descartados de forma incorreta podem causar danos ao meio ambiente, principalmente se entrar em contato com a água, ou até mesmo outras pessoas que acabam utilizando de forma incorreta. A população deve estar trazendo até aqui na farmácia do posto de saúde esses medicamentos vencidos, que nós estaremos fazendo o descarte correto, uma empresa autorizada recolhe esses remédios", explica Daiane. 

A data de validade, em alguns medicamentos, está em um local de difícil visualização, ou até mesmo os números são pequenos, ficando difícil de ver. Nesses casos, a pessoa pode levar todos os seus remédios, sua caixa de remédios, até a farmácia do posto de saúde, para que a equipe verifique e mostre para a pessoa quais estão vencidos.

Daiane explica que o tratamento receitado pelo médico deve ser respeitado e realizado até o final. "Quando entregamos o remédio aqui na farmacinha nós liberamos somente a quatidade correta para o tratamento, dificilmente vai sobrar, mas se sobrar, pode trazer de volta aqui, mesmo não estando vencido. Se o médico indicou cinco, sete, trinta dias de tratamento, o paciente tem a obrigação de realizar o tratamento completo, pois, com o uso da medicação correta, no início, os sintomas desaparecem, mas a doença continua, e só é curado com o tratamento completo pelo tempo indicado na receita", destaca a farmacêutica.

Daiane destaca os cuidados com a auto medicação, o que é comum realizarmos em casa. "Todos temos remédios em casa, e acabamos tomando quando temos dor ou febre, mas é preciso estar atento aos sintomas, pois quando acontece uma febre maior é necessário estar indo ao hospital, consultar e pegar o tratamento correto. Vamos evitar ao máximo a auto medicação, podem nos procurar na farmacinha também para sanar as dúvidas, estamos a disposição".

Outras Notícias

Ver Todos

19/04/2024
1ª Conferência da Cultura de Três Barras elabora diretrizes para os próximos 10 anos
A reunião ocorreu na noite desta quinta-feira, 19 de abril
18/04/2024
Motor de lancha é furtado em Três Barras
O fato ocorreu na beira do lago no Distrito de Santo Izidoro
17/04/2024
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo após ameaças em Três Barras
Em sua residência foram encontradas três espingardas
17/04/2024
Prefeito Gerso assina Ordem de Serviço para pavimentação poliédrica
A obra será realizada nas ruas Pavão, Jaú, Ijuí, Timbó e Mato Grosso
16/04/2024
Hemepar pede doações de sangue em todo Estado
O pedido é em especial dos tipos O- e O+
15/04/2024
Inscrições para o 3º Canta Cantu estão abertas
Interessados têm até o dia 30 de abril para se inscreverem

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.