Notícias

< < Voltar

Data: 13/04/2019

​Cinco dicas para contribuir na saúde emocional de seu filho (a)

Vale ressaltar que mesmo tentando seguir os passos acima, se a criança ou você estão em sofrimento por causa de dificuldades, procure ajuda de um psicólogo.

Educar filhos realmente não é uma das tarefas mais fáceis a ser executada não é?!
Ele não vem com manual de instrução... E isso gera extrema angústia nos responsáveis que por vezes ficam na dúvida se devem intervir e o que devem fazer.
Para tais aflições segue abaixo algumas dicas básicas de qual caminho pode ser seguido visando educar e contribuir na saúde emocional de seu filho (a):
  1. Evite às comparações – Cada criança possui sua personalidade e ritmo de desenvolvimento, compara-las pode resultar em frustração e baixa auto estima, o que pode ser feito é estimular as habilidades afim de aprimora-las conforme sua idade e potencialidade.
  2. Aceite que não há pais perfeitos - não se torture com metas impossíveis, somos humanos, logo, ninguém é perfeito. Esta busca pela perfeição pode desencadear conflitos internos que tendem a gerar ansiedade e falta de confiança em suas habilidades.
  3. Procure valorizar as potencialidades de seu filho (a) – ficar apontando o dedo para a criança expondo apenas suas dificuldades e fragilidades não resolve a dificuldade em questão e ainda contribui para que este ser se sinta incapaz, rebaixando seu auto estima. Foque no que há de bom, reforçando tais comportamentos.
  4. Criança precisa de regras, rotina e limites – É importante que desde cedo a criança aprenda que precisa conviver com regras, pois não vivemos isolados. Isso pode proporcionar aprendizados tais como lidar com frustrações futuras que vierem a acontecer.  Não seja aquele que atende todos os desejos e vontades da criança, se faça presente ocupando espaço na vida de seu filho (a) e isso inclui por vezes dizer não!
  5. Não existe fórmula mágica – cada ser é único, não há receita ou fórmula que dê conta de expressar ou explicar toda complexidade do desenvolvimento do ser humano. Procure sentir a necessidade de seu filho e o dê muito amor, carinho e atenção, procure primeiro nele mesmo as respostas que você almeja alcançar.
Vale ressaltar que mesmo tentando seguir os passos acima, se a criança ou você estão em sofrimento por causa de dificuldades, procure ajuda de um psicólogo.


Amanda Sabrini Müller Lopes CRP 08/20375
Psicóloga formada desde 2013 pela Faculdade Assis Gurgacz, especialista em psicologia fenomenológico existencial pela Universidade Paranaense, possui diversos cursos na área psicológica, já atuou como docente, palestrante, trabalhou com psicologia educacional, atualmente atua em APAE e a como psicóloga clínica a mais de cinco anos.

 

Outras Notícias

Ver Todos

05/05/2025
Vereadores homenageiam profissionais do Samu de Três Barras do Paraná
A moção representa o reconhecimento da comunidade
02/05/2025
Homem recebe cabeça de porco com bilhete ameaçador
Encomenda foi entregue por motoboy
02/05/2025
Capacete de Ayrton Senna é vendido por 720 mil libras em leilão
Recorde anterior em leilões de capacetes de corrida era de Charles Leclerc
02/05/2025
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta-feira (2)
Candidatos devem enviar o pedido até as 23h59 na Página do Participante
28/04/2025
Justiça Eleitoral condena Marçal a 8 anos de inelegibilidade pela segunda vez
Em fevereiro, ele já havia sido tornado inelegível por acusações semelhantes
28/04/2025
Feliz Aniversário, Capitão Leônidas Marques!
Prefeitura homenageia cidadãos e destaca avanços na construção de um futuro promissor

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.