Acredito que ninguém conseguiu resistir as delicias de final de ano, mas podemos realizar alguns cuidados após esse período para que o ano de 2015 inicie bem.
Na maioria das vezes a sensação de estufamento gástrico, inchaço, azia, falta de energia, disposição, dores de cabeça, boca seca e enjoos acabam sendo inevitáveis, sensação de ter ganho alguns kilos a mais. Mas calma, nem tudo está perdido! A melhor solução é compensar os excessos no dia seguinte e se possível nas semanas seguintes.
Dicas indispensáveis:
Hidrate-se! O abuso do álcool é capaz de desidratar as células. Beba muita água mineral e lembre-se que a água de coco e as águas aromatizadas com rodelas de limão, alecrim, hortelã e lascas de gengibre por exemplo são sempre bem vindas e potencializam o sistema detoxificantes do organismo.
Evitar o consumo de carboidratos simples/refinados (arroz branco, farinha branca, biscoitos, bolos, pães, panetone, massas, batatas, macarrão branco…). Tenha certeza que após um consumo excessivo destes carboidratos você terá “estoque” suficiente no organismo capaz de proporcionar energia mais do que necessária para dia seguinte.
Evite proteínas mais indigestas como carnes vermelhas (porco, boi, cordeiro, veado…), principalmente se forem fritas ou muito grelhadas. Opte por proteínas mais leves (como ovos, peixes, frangos orgânicos) e ainda melhor…experimente passar um dia com proteínas vegetais (quinua, amaranto, chia…), seu sistema digestivo agradece.
Exclua os embutidos e enlatados como o peito de peru, salame, mortadela, linguiça, salsicha, salpicão, ervilha e milho em conserva… O excesso de sal só potencializa-la os efeitos colaterais do “estrago” das festas.
Atenção especial ao fígado e aos rins. Inclua chás estratégicos para aliviar a retenção de líquido e, consequentemente, a limpeza do organismo utilizando ervas e especiarias como: erva cidreira, erva-doce, capim-limão, canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão e cabelo de milho. Uma boa sugestão e conservar o chá na geladeira após o preparo e consumir ao longo do dia como um refreco bem geladinho. Outra dica estratégica é utilizar esta água do chá no preparo das refeições como por exemplo do próprio arroz. Experimente e desfrute dos benefícios!
pH Alcalino! Invista em alimentos capazes de colaborar com a alcalinização do sangue. Doces, álcool, alimentos gordurosos são capazes de estimular a produção de toxinas e ainda mais, são capazes de alterar o pH do organismo, deixando-o muito ácido e, consequentemente, mais propenso a acumular gorduras. Portanto, invista nos alimentos com ação alcalinizante – ou seja, que deixam o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo, facilitando o equilíbrio do peso. Alguns dos principais representantes são: aveia, alface, agrião, brócolis, couve, rúcula, rabanete, pepino, lentilha e melão. Apesar do sabor azedo, que dá idéia de acidez, as frutas cítricas (como limão e laranja) também têm ação alcalina. Use esses alimentos e facilite a sua digestão e detoxificação.
Tendo estas dicas em mente, você será capaz de começar a ajudar seu organismo a se livrar das toxinas mais rapidamente. Lembre-se que a atividade física, mesmo que seja uma caminhada bem feita, é capaz de potencializar ainda mais esta “faxina”, então mexa-se antes e depois das festas.
Helenice Dall Agnol - Enfermeira
Sócia Proprietária do Empório Natural
Colunista do site www.click3.com.br